Qual a diferença entre uma plataforma de voluntariado e de turismo social?


Dúvidas sempre surgem quando se trata de voluntariado, por isso, vamos explicar a diferença entre uma e outra.

O que é uma plataforma de voluntariado e como funciona?

Plataformas de voluntariado oferecem apenas opções para você voluntariar algumas horas, uma ou duas vezes na semana em uma instituição ou Ação Social pontual.

Ás vezes, você pode ajudar estes projetos até da sua própria casa, voluntariando online.

Isso significa que elas não irão ofertar alojamento, aí está a grande diferença!

Quais são as plataformas de voluntariado?

Neste caso de voluntariado sem alojamento indicamos as seguintes plataformas

Existem outras também, é só dar um Google que você encontra estas e outras que oferecem voluntariado em ONGs e em ações sociais bem bacanas.

E como faço para ter alojamento e alimentação no voluntariado?

Quando falamos de voluntariado com alojamento, alimentação entre outros benefícios, estamos falando de Turismo, e no caso da CollabTour Intercâmbio e Voluntáriado de Impacto Social.

O Turismo Social é muito amplo. Esta forma de viajar e voluntariar é uma delas, mas também inclui turismo de base comunitária, rural, turismo acessível entre outros.

voluntariado não é parte obrigatória para definir se é ou não Turismo Social. Existem agências que vendem pacotes turísticos sociais com e sem o voluntariado, mas a CollabTour optou por inovar!!!

Então a CollabTour não é uma plataforma de voluntariado?

Não! A CollabTour é uma plataforma de intercâmbio.

O voluntariado é parte estratégica para baratear os custos e promover experiências turísticas diversificadas, além de oportunidade de desenvolvimento profissional, pessoal e espiritual.

Sendo assim, a CollabTour é uma plataforma de TURISMO SOCIAL COM VOLUNTARIADO.

Oferecemos um ambiente online, seguro e serviços exclusivos que viabilizam uma viagem social de baixo custo.

Acreditamos que este formato representa grande economia para o voluntário viajante.

 Qual é o diferencial?

Diferente das demais plataformas a maioria das nossas ONGs parceiras não cobram nada pelo alojamento. Sendo assim, diferente de plataformas “gratuitas” (que depois você precisa pagar em dólares pelo seu alojamento para a ONG) a CollabTour é uma plataforma faz parceria com as ONGs que, ao se registrarem em nossa plataforma, obrigatoriamente tem que oferecer alojamento para os voluntários. 
Além disso, também somos a única plataforma online com atendimento e que junto com o cliente desenvolve um cronograma de atividades no voluntariado.
Assim, você não tem surpresas quando chegar lá!

O objetivo é que voluntários, em nossa plataforma, possam viver uma experiência em regiões diferentes, saiam da rotina e aprendam mais em uma imersão cultural com baixo investimento, uma vez que não precisa pagar um lugar para se hospedar.

Sendo assim, o voluntariado se transforma em uma experiência turística e para oferecer as melhores condições tanto para ONGs parceiras como para os nossos viajantes a CollabTour oferece diversos serviços e suporte.

Qual é a melhor forma de utilizar a plataforma e usufruir dos benefícios?

O segredo de uma viagem de baixo custo é o planejamento.  A CollabTour é uma plataforma que possibilita o planejamento da sua viagem considerando suas possibilidades. 

Somos a única plataforma que oferece atendimento online e ajuda no planejamento de sua viagem e define o cronograma de atividades do voluntariado.

Assim você não terá surpresas quando chegar no seu destino!

Você tem total liberdade para escolher o destino, a função do voluntariado e quanto tempo quer ficar.

Nós te ajudamos em todo o processo desde o planejamento, durante e após a viagem.

Planejamos com você o cronograma de atividades, indicamos a melhor forma de chegar, acompanhamos você durante a viagem dando suporte online e depois queremos saber de tudo, enviamos uma avaliação para você preencher e nos ajudar a manter sempre o melhor atendimento.

 

Por que tenho que pagar?

Para oferecermos o melhor suporte e serviços temos custos. Por isso, precisamos cobrar esta pequena taxa de inscrição.

Assim podemos manter a plataforma no ar, cuidar para que corra tudo bem com a sua viagem e também oferecer suporte para as ONGs.

A maioria das ONGs trabalha no limite, não conseguem dar conta de selecionar voluntários. No nosso caso, que não se trata de um voluntariado comum, a nossa função é juntar interesses comuns para que a experiência seja excelente para todos.

A CollabTour veio intermediar para ajudar os dois lados, tanto a ONG com suporte, assessoria e divulgação e, o lado dos viajantes, que podem fazer uma viagem independente, de baixo custo com a mesma estrutura de quem contrata uma agência de viagens, com facilidades exclusivas e segurança.

Então, ao invés de trabalharmos comercializando pacotes de viagem e voluntariado de alto custo, desenvolvemos a plataforma que facilita para ambos os lados se encontrarem e combinar diretamente a viagem social.

Estamos 24 horas 7 dias na semana desenvolvendo serviços, oferecendo suporte em contato com projetos de qualidade para você viajar com segurança.

 

Posso contatar uma ONG diretamente para voluntariar?

Sim! Algumas ONGs têm programa de voluntariado imersivo, com alojamento, alimentação entre outros benefícios. Os pacotes de voluntariado são comercializados em seus sites diretamente. 

Algumas cobram pacotes fechados, diárias e/ou solicitam que você arrecade um X valor de doação para a instituição realizar a ação social.

Um exemplo é a ONG Habitat que oferece um pacote de viagem social. Você faz uma arrecadação para ajudar na compra de material e ajuda na construção de casas e cisternas.

Não é o mesmo serviço e opção de viagem que a CollabTour oferece, mas você pode conhecer 🙂

 

Por onde começo com a CollabTour?

Registre-se grátis, conheça os projetos e entre em contato com nossa equipe, vamos te ajudar com o planejamento, com os primeiros contatos com os anfitriões, roteiros e muito mais. 

Assista o vídeo do nosso anfitrião Otávio e a voluntária Fran sobre a experiência com a CollabTour 🙂

12960cookie-checkQual a diferença entre uma plataforma de voluntariado e de turismo social?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

carregando